terça-feira, 28 de maio de 2013

Sábado Cultural e Mutirão reforçam ideais da FDCL

Madrigal Roda Viva se apresentou no Teatro da FDCL
Sempre atenta as questões relacionadas à cidadania e também à cultura, a Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL) realizou, no sábado, dia 25, por meio do Núcleo de Extensão e Pesquisa (NEP) e do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), o Sábado Cultural e o Mutirão para a Conciliação. Os eventos contaram também com grande participação dos alunos.

Na parte da manhã, o Madrigal Roda Viva se apresentou no teatro da FDCL. De acordo com o maestro Geraldo Vasconcelos, a parceria entre o coral e a faculdade surgiu a partir de um convite do professor Waidd ao presidente do Madrigal, Marcos Cunha: “Nós apresentamos canções como Ave Maria, de Jakob Arcadelt; Liberame, de José Maurício Nunes Garcia; Água de beber, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes; Quem sabe isso quer dizer amor, de Lô e Márcio Borges; que são, em sua maioria, canções de compositores mineiros. A ideia é mostrar o quanto a nossa música é atrativa em uma roupagem coral, desde seus primeiros habitantes, muito antes dos portugueses, quando por aqui já se fazia música capaz de expressar as mais variadas necessidades humanas”.
Os acadêmicos puderam ouvir grandes canções em canto coral

O maestro também aprovou o evento: “Uma feliz iniciativa que, tomara alcance outros setores da sociedade bem como outras riquíssimas manifestações artísticas do nosso município. A contemplação, de forma encantadora, do imenso e qualificado público no auditório da faculdade, comprova que as pessoas gostam e sabem apreciar a arte erudita. Para nós, do Madrigal Roda Viva, foi um imenso prazer dividir essa manhã de sábado. Que venham outras”.

Mutirão para a Conciliação
 
Comunidade de Buarque de Macedo recebeu o Mutirão para a conciliação
Já na parte da tarde, uma grande ação social foi realizada na escola estadual Dr. Antônio Nogueira de Resende, em Buarque de Macedo. Inicialmente, os presentes assistiram a uma apresentação cultural da Liga Ecológica Santa Matilde (Lesma). Em seguida, conheceram um pouco mais de todas as organizações que fizeram parte do evento. Além disso, puderam fazer, gratuitamente, o título de eleitor e carteira de identidade.

Duas palestras também fizeram parte da programação. A primeira delas, sobre o Proerd, foi proferida pela sargento Aline, e a segunda, sobre a importância da recuperação do Rio Bananeiras, foi ministrada pelo professor da FDCL, Cirley Henriques. A dra. Jaíne explicou sobre o trabalho do Núcleo de Práticas Jurídicas e do Juizado de Conciliação, que funcionam na mesma sede. Já o Rotaract promoveu uma campanha de desarmamento infantil, trocando armas de brinquedo por revistas e brindes.

Mércia, professor Waidd, diretora da Escola Shirlei, Dra. Jaíne, professor Cirley e líder comunitário, Marcelo


Para o coordenador do NEP, professor Waidd Francis, os dois eventos foram um sucesso: “A Faculdade de Direito sempre busca unir a teoria ensinada na sala de aula com a prática. No Mutirão, os alunos da FDCL podem ter contato com situações reais vividas por moradores e tenta ajudá-los por meio da conciliação. Já o Sábado Cultural é uma forma de acrescentar música e poesia, além de despertar o talento dos acadêmicos”, explicou Waidd.

Professor Waidd, Jéssica, Professor Cirley, Dr. Carlos, Maralúcia, Vanda, Aline e Dra. Jaíne

O Mutirão para a Conciliação contou com as parcerias do Rotaract; Proerd; Ouvidoria da Prefeitura; Procon; Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Creas, Bolsa Família e Sine; Tribunal Regional Eleitoral; Setor de Identificação da Polícia Civil; Copasa; Liga Ecológica Santa Matilde (Lesma), Senac, Secretaria de Educação (Semed) e Federação das Associações de Moradores de Conselheiro Lafaiete (Famocol).

Nenhum comentário:

Postar um comentário